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  • Foto do escritorAúna Registro de Marcas

8 motivos para registrar a sua marca

Se você tem ou pretende ter uma empresa, saiba que registro de marca é para você!






O registro de marca é injustificadamente um dos aspectos mais negligenciados pelas empresas. Obter o registro da marca que você utiliza é mais do que uma proteção, pode significar um ganho financeiro, independentemente do tamanho do seu negócio.

1 - Quem não registra, não é dono


Já ouviu essa frase antes, não é mesmo? Assim como ocorre com os imóveis, este direito intelectual de proteção de marca apenas ocorre a partir do registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A marca apenas se torna sua a partir da concessão do registro, mas você passa a ter prioridade de registro a partir do momento que deposita seu pedido.


2- Não faz sentido construir sua casa num terreno que não é seu


Esse motivo é uma decorrência do anterior. Você já tem ou está iniciando seu negócio e pensa que está investindo dinheiro para crescer seu nome no mercado, mas caso seja obrigado a se desfazer do nome, esse investimento passa a ser um gasto, um dinheiro jogado no lixo.


A escolha do nome, preço da placa, toda a identidade visual física e digital, serviço de design, publicidade física e digital, domínio de site, o próprio site, a identificação do seu nome e da qualidade dos seus produtos e serviços pelos clientes, troca de toda a documentação e produtos em que conste sua razão social (nome) serão perdidos, gerando confusão no mercado, e terão de ser refeitos.


3- Você terá proteção da sua marca por 10 anos


O registro de marca concede proteção por 10 anos. Isso significa que além de você estar protegido de perdas, você é que terá direito de intervir caso alguém esteja usando seu nome no mesmo ramo que você atua.



4- Sua marca é protegida em todo o território nacional


Independente do seu ramo de atuação, nenhuma empresa pode atuar no mesmo ramo que você em todo o território nacional. Você realmente é a única em todo o Brasil.


5- A marca integra o patrimônio da empresa e possui um valor

Concordamos que a Coca-Cola não é apenas seu maquinário e produtos, certo? Quanto ela valeria além da estrutura física? Saiba que muitas marcas estão a venda, comprar um negócio com nome no mercado tem um valor por si só.


6- Ser proprietário da sua marca é vantojoso para negócios de todos os tamanhos


A polêmica mais recente do mundo das marcas foi a perda da marca As Patroas pela dupla Maiara e Maraisa. Os fãs de sertanejo online sabem o que aconteceu, mas basicamente a cantora baiana Daisy Soares entrou com uma ação de concorrência desleal com pedido indenizatório contra as sertanejas e o escritório que as empresaria.


Mesmo que a projeção de Daisy no Brasil seja incomparável com a de Maiara e Maraísa, teve seu pedido atendido em decisão liminar e agora aguarda o desenrolar do processo e sentença.


Disputas por marcas envolvem partes de todos os tamanhos, como foi o caso do nadador medalhista olímpico César Cielo e a empresa de pagamentos Cielo, em que a empresa levou a melhor.



7- Ter uma empresa “de marca” muda a reputação da empresa

Ostentar o símbolo de marca registrada® mostra seriedade, profissionalismo e aumenta sua autoridade em todo o ecossistema em que sua empresa está inserida. Demonstra que ela se leva a sério e está ali de fato e não apenas se aventurando aos trancos e barrancos. Clientes e parceiros confiam mais em você.


8- Franqueamento e licenciamento da marca

Para franquear a empresa e licenciar sua marca, você deve ser o proprietário dela, de outra forma não faria sentido você receber royalties decorrentes do uso da sua marca por terceiros.


Compreendeu os motivos para registrar? Se você já empreende ou pretende empreender, mas tem alguma dúvida quanto ao registro ou se ele é viável para o seu negócio, entre em contato conosco.

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