top of page
Pesquisa de viabilidade gratuita!

Obrigada!

  • Foto do escritorAúna Registro de Marcas

Disputa judicial entre César Cielo e empresa Cielo

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Você se lembra que a empresa de pagamentos Cielo já se chamou Visanet?



Não é fofoca! Estamos apenas comentando essa história com fins exclusivos de informar você sobre os perigo$ que se corre ao não proteger sua marca, cof cof, ok?


Entenda o caso


Em 2009, o medalhista de ouro nas Olimíadas de Pequim de 2008, foi contratado pela empresa de pagamentos para algumas ações publicitárias quando esta ainda se chamava Visanet. A empresa estava em processo de reformulação e, parte desse processo, foi a troca do nome por "Cielo". Em 2012, o nadador César Cielo pediu judicialmente a anulação do registro feito pela empresa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.



O lado de César Cielo


O atleta alegou no processo que não sabia da intenção da empresa em trocar de nome e que ela havia se apropriado indevidamente do seu, criando, dessa forma, sem seu conhecimento, uma associação entre os nomes. Essa associação lhe traria prejuízo, pois dissolveria a exclusividade de sua marca, já que ele mesmo já usava seu nome na sua empresa do ramo de comércio de artigos esportivos. Dois meses antes de assinar o contrato de cessão de imagem com o atleta, a Visanet havia depositado no INPI diversos pedidos de registro da marca Cielo.


O lado da empresa Cielo


A empresa, por sua vez, alegou que possuía grande participação no PIB nacional e que estava há anos no mercado, não necessitando, portanto, se apropriar do nome do atleta. Ademais, o fim da exclusividade com a bandeira "visa" fez com que o nome "Visanet" perdesse a essência. O fato de que Cielo significa céu em espanhol e italiano, o que representaria a grande variedade de serviços que oferece, e que a companhia já havia usado o lema "o céu é o limite" em antigas campanhas, arrematou a tese de que a escolha do nome era condizente com sua própria história e identidade.


Qual foi o desfecho, afinal?



Na sua opinião, a empresa contratou César Cielo estrategicamente para lançar seu novo nome no mercado, ou as razões apresentadas pela empresa te convenceram de que a escolha do nome está ligada a fatos sobre si própria? Ou ambos? Deixe seu comentário!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page