top of page
Pesquisa de viabilidade gratuita!

Obrigada!

  • Foto do escritorAúna Registro de Marcas

Liderança: Como modificar as pessoas e persuadi-las a fazer o que você quer

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Dale Carnegie nos ensinou valiosos 9 princípios para liderar pessoas sem gerar ressentimentos





Dale Carnegie é um clássico. Sua vida começou em 1888 e terminou em 1955, mas, assim como todos os grandes, continua ecoando nos dias atuais. É, talvez, ainda hoje, o maior nome quando se fala em liderança e relacionamentos interpessoais de sucesso.


Foi escritor, orador e conselheiro de líderes mundiais, autor dos best-sellers Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e Como evitar preocupações e começar a viver. É do primeiro livro que tiramos os nove princípios a seguir apresentados sobre como modificar comportamentos e fazer as pessoas desejarem fazer o que você quer sem ofender ou gerar ressentimentos. Um sonho, não é mesmo?


É preciso ter em mente que liderar pessoas não é fácil e que alguns ajustes internos devem ser feitos. Entender como você e os demais funcionam, compreendendo que as pessoas são diferentes e parecidas ao mesmo tempo, e que, como tais, podem ter reações semelhantes ou divergentes é importante para quem necessita de tato para lidar com pessoas.


Não se trata de "ser você" a todo custo. Liderança não é isso, pelo menos não para a maior parte das pessoas. Porém, por mais penoso que seja seguir estes princípios para algumas pessoas, a recompensa é um ambiente harmonioso e convergente. Preparado?


1. Comece com uma apreciação sincera


É da natureza humana se armar e entrar em negação ao receber críticas duras. Isso ativa nosso instinto de proteção e fere nosso ego. Ao tentar provar a nós mesmos que o outro está equivocado, que não somos aquilo que ele nos disse agressivamente, podemos nos enganar e até revidar, sem pensar na veracidade do que foi dito.


Para tratar das falhas de quem você quer que mude de comportamento, Dale ensina que você deve demonstrar que ela não se resume à sua crítica. Para isso, procure uma característica positiva na pessoa que demonstre que você também enxerga suas qualidades. A pessoa vai notar seu cuidado e sua apreciação e poderá até te admirar por isso.


2. Chame indiretamente a atenção sobre os erros alheios


Pessoas sensíveis costumam se ressentir com críticas diretas. Nesse caso, apenas elogiar antes de criticar pode soar falsidade, principalmente se o elogio não for sincero ou não tiver nada a ver com o tema da crítica. Ninguém é bobo.


Ao criticar, inicie com uma apreciação sincera e substituta o "mas" que vem em seguida, por "e". Exemplo: Tenho notado que seu desempenho vem melhorando e acho que seria melhor ainda se você desse uma atenção maior para automatizar mais tarefas no excel para sobrar tempo para se dedicar mais a xyz. Se precisar de ajuda, me procure, tudo bem?".


3. Fale primeiro sobre seus erros


Receber censuras pode dar a sensação de injustiça e incompreensão para quem as recebe. Diante da necessidade de apontar erros e cobrar mudanças de comportamento, por mais que possa ser tentador usar uma cara fechada e irritação para comunicar seu descontentamento, além de fazer um elogio sincero, demonstre humildade falando de alguma situação que você também errou e como fez para consertar. Oriente o caminho correto.


4. Faça perguntas em vez de dar ordens


Essa técnica preserva o orgulho daquele que deve acatar as ordens e dá a ele uma sensação de importância. Faz com que a pessoa queira cooperar em vez de se rebelar, porque o comprometimento com algo estabelecido em conjunto é maior. Apresente um problema e pergunte o que a pessoa pensa a respeito. A depender do caso, ofereça a solução e pergunte o que ela acha.


5. Não envergonhe as outras pessoas


Não ataque a vaidade, o ego e o valor que o outro tem perante si próprio, menos ainda diante de outras pessoas. Ainda que você esteja certo e a outra pessoa errada, escolha suas palavras para não gerar ressentimentos e dificultar o relacionamento. Chame a pessoa para uma conversa particular.


6. Seja generoso no elogio de cada progresso


Qual foi o último elogio sincero que você recebeu? Qual sentimento te despertou esse elogio em relação a você próprio e em relação à pessoa? Engana-se quem pensa que elogiar é se rebaixar ou assumir algum tipo de inferioridade.


O elogio nos incentiva, nos faz sentir capazes, acreditar em nossas capacidades e ir além. Com a crítica, a capacidade declina, com o elogio, ela floresce! Aplique o reforço positivo sobre cada pequeno sucesso dos seus colegas, subordinados, filhos etc.


7. Dê ao cachorro um bom nome


"Dê ao cachorro um mau nome e aprecie as tristes consequências". Se as expectativas são baixas, por que melhorar? Como dito acima, as pessoas são diferentes, aceite isso. Pode ser que você ou alguém que conhece transforme a humilhação e o desprezo em combustíveis para o sucesso, mas a maioria as pessoas não funciona dessa forma.


Faça o contrário: dê ao outro uma reputação a zelar. A percepção de que o outro enxerga uma qualidade específica em você tem uma fertilidade enorme. A pessoa vai se esforçar para manter a reputação e até construir o hábito de agir dessa forma.


8. Faça o erro parecer fácil de corrigir


Sempre que possível, incentive a outra pessoa a melhorar apontando qualidades, oferecendo soluções e reduzindo a sensação de que será muito dura a escalada adiante.


Faça com que o trabalho pareça fácil de ser executado, demonstre confiança na pessoa e na capacidade dela para fazer determinada coisa e ela trabalhará para dar conta.


9. Faça a outra pessoa se sentir satisfeita em fazer o que você sugere


Isso só é possível sabendo exatamente o que você quer que ela faça e o que ela quer. Enfoque no bem maior que será alcançado com a atitude que você espera dela e de que forma esse bem maior casa com os desejos dessa pessoa.

bottom of page