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Tudo sobre como abrir um restaurante delivery de sucesso

Atualizado: 28 de jul. de 2022

O que traz mais paz de espírito do que pedir comida à noite? A pandemia fez explodir o mercado de restaurante delivery e a cultura de “comer fora” dentro de casa. Se você se identifica com o ramo, saiba que com os conhecimentos necessários, pode ser um ótimo empreendimento!




Hoje, com a variedade dos aplicativos de comida, não faltam opções de alimentação para todos os gostos e bolsos praticamente a qualquer hora.


Do ponto de vista do consumidor, essa é uma comodidade que não sofrerá regressos, não há motivos para isso.


Do ponto de vista do empresário, o delivery representa economia com recursos humanos e aluguel de espaço adequado para consumo no local. O fato do investimento nesse modelo de empreendimento ser mais enxuto diminui, inclusive, o risco do negócio.


Apesar dos fatores que jogam a favor dos restaurantes delivery, a falta de proximidade física com os clientes pode favorecer a ocorrência de alguns erros que podem, e devem, ser evitados, além de erros gerais que podem acontecer com qualquer empreendimento.


Para ter sucesso nesse, além de comercializar alimentos deliciosos, é essencial planejar. Acompanhe nossas dicas:


Pesquise seus concorrentes


Parece chover no molhado, mas esse é um cuidado que muitos não têm. Os padrões de comportamento que você poderá perceber na forma como trabalham vão te ensinar intuitivamente o que é, ou não, uma boa prática. Nesse mercado, seus concorrentes não são apenas os que vendem o mesmo alimento que você.


Vá além e descubra cases de sucesso, como fazem os melhores, ainda que não atuem na sua região. Saber os erros que seus concorrentes cometem é importante, mas saber o que fazem e como pensam os melhores irá te ajudar a estruturar um negócio mais profissional. A referência no Brasil quando se fala em restaurante delivery é o milionário Grupo Rão, que planeja abrir o capital da empresa em breve.



Regularize seu negócio


Enquanto você estiver estudando sobre o mercado, não deixe de buscar informações sobre como abrir uma empresa. Abrir uma empresa com o MEI é gratuito e, ainda que opte por outra forma empresarial e tenha que desembolsar uma graninha para abrir a empresa e fazer a contabilidade adequada, o custo não é alto e vai te poupar muitos problemas. O Sebrae possui cursos gratuitos e online para te ajudar a economizar nessa etapa, além de consultorias.



Pesquise sobre os aplicativos delivery


É imprescindível ter em mãos antes de abrir seu negócio de comida a informação dos custos para usar cada aplicativo de comida. Dependendo da região em que você mora, pode existir apenas um ou vários apps, com condições diferentes em relação às taxas que cobram sobre cada venda que você realiza e mensalidades. Os mais populares são iFood, Uber Eats e Rappi.


Os planos que oferecem podem ser mais caros se você usa o serviço de entregador, porém esse serviço não está disponível para todas as cidades. Calcule seus preços comparando usar o serviço de entrega do aplicativo ou contratar seu próprio entregador e avalie o que te convém, mas tenha em mente que se você for ficar encarregado da contratação, seu funcionário será sua responsabilidade.


Conheça a realidade do seu negócio e de cada aplicativo para não ser pego de surpresa com o time em campo!


Escolha o ramo alimentício


Na tentativa de vender de tudo para ter muitos clientes, você pode perder o foco e não ser bom em nada. Em meio a tantas opções de restaurantes, é importante que seus clientes te vejam como referência quando tiverem vontade de comer aquilo que você vende.


Considere os custos de vender alimentos acessórios como água, refrigerantes e doces. Existem momentos da noite, dizem, que tudo o que a gente quer é uma trufinha (rs), se tiver que fazer o sacrifício de comprar uma pizza individual ou cachorro quente para alcançar o valor mínimo de entrega, a gente faz o sacrifício.


Pense na estrutura


Onde você vai produzir os alimentos? Vai precisar de fogões e fornos industriais? Onde serão acondicionados e armazenados? Quanto vão custar esses aparelhos? Quais os tipos de embalagens adequadas para bem servir o seu produto? Vai alugar um espaço? Vai fazer em casa? Esse espaço comporta ter um entregador entrando e saindo? Você já entende das condições de higiene adequadas para proteger seus alimentos de contaminação e até de estragar?


O assunto é seríssimo, jamais deixe isso de lado ou em segundo plano. Além de você estar trabalhando com a saúde das pessoas, poderá ser multado pela prefeitura, e até mesmo ser obrigado a fechar.


Qualquer cliente que tenha outras mil opções, jamais pedirá comida num lugar que não julguem limpo ou que se sintam desrespeitados com o pedido mal feito. Além disso, poderão deixar seu restaurante mal avaliado. De novo: coloque tudo na ponta do lápis e se planeje!


Controle seus custos e vendas


Manter o controle do que entra e do que sai é essencial para a saúde de qualquer empreendimento. Saber quanto pagará para a empresa financeira por cada venda é vital para saber quanto e se, de fato, você está ganhando. Alguns bancos digitais para empresas possuem boas taxas, pesquise!


Existem vários programas que podem te ajudar na tarefa de controlar os custos, alguns mais completos são pagos, mas você pode usar um gratuito, como o da Market Up.


Estude os preços, combos e vantagens


É muito bom quando o restaurante que adoramos oferece fidelidade, cupons e combos que gostamos. Estude como você pode oferecer vantagens aos seus clientes, nunca deixando de obter seus lucros. Cada negócio tem um perfil, entenda o seu, qual a sua possibilidade no momento e precifique adequadamente seus produtos.


Divulgue seu delivery na internet


Em primeiro lugar, coloque seu negócio no mapa! É simples e gratuito, mas faz uma diferença enorme. Cadastre seu restaurante no google business e voilá, qualquer pessoa que esteja procurando seu produto na sua região e que coloque “pizzaria cidade tal” no buscador vai te encontrar. Coloque ali seus principais dados, como localização, telefone, a informação de que você vende por delivery, seu site ou rede social, com link para o cardápio, além de boas fotos capazes de dar água na boca do seu futuro cliente


Além de colocar seu negócio no google, crie pelo menos um instagram. O aplicativo já é uma vitrine, mas publicidade nunca é demais e quem não é visto, não é lembrado. Não economize na qualidade das fotos e tenha cuidado com o entorno dos alimentos para não parecer amador ou desleixado.


Encante


O cuidado e o carinho com o cliente não serão demonstrados cara a cara, mas não é por isso que ele não o perceberá. O que você, como cliente, valoriza num delivery e no tipo de produto que você vai vender? Você é um ótimo avaliador da experiência do cliente nesse ramo porque você sabe o que é importante.


Adoradores de hambúrguer sabem a grata surpresa que é receber o hambúrguer num papel que não deixa o lanche esfriar. O que encanta adoradores do seu produto? Um recadinho grampeado na embalagem desejando que o cliente goste do alimento, um bombonzinho, ou até mesmo umas balinhas de brinde te ajudam a não ser só mais um para aquele que comprou de você!


Quem sabe seu cliente não te marca nas redes sociais contando que adorou o serviço e seu produto?



Pla-ne-je


A esse ponto você já percebeu que você tem muito a considerar antes de abrir um restaurante delivery. As chances de sucesso são potencialmente altas, mas você precisa planejar. Se você nunca empreendeu, vai aprender muito durante o processo de mão na massa, e cometerá alguns erros. Por isso, é muito muito muito importante planejar.


Muitas vezes, na ânsia de colocar uma ideia em prática, colocamos a carroça na frente dos bois e amargamos prejuízos, como um aluguel antes de ter a estrutura adequada para abrir, não saber como divulgar nosso negócio nas redes sociais, comprar um equipamento desnecessário ou incompatível com as reais necessidades, sermos surpreendidos com custos e gastos evitáveis etc.


As palavras de ordem são: estude, calcule, compare, pergunte, pesquise, planeje, execute.


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