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  • Foto do escritorAúna Registro de Marcas

Influenciadores digitais precisam registrar marca?

Atualizado: 28 de jul. de 2022

A alta visibilidade e o consequente valor das marcas dos influenciadores tornam vital sua proteção marcária





É cada vez mais comum vir a público conflitos marcários envolvendo influencers digitais. O motivo para isso é a grande exposição midiática de seus nomes e a oportunidade que muitas pessoas enxergam de tirar uma la$quinha desse sucesso.


Só de observar como os fãs de artistas e influenciadores engajam nos produtos vinculados àqueles que admiram, dá para ter uma ideia da movimentação financeira que são capazes de impulsionar. Influencers e artistas são suas próprias marcas e suas marcas são sinônimo de dinheiro, tanto quanto marcas de empresas.


Muitos casos famosos já vieram à público. O mais recente é o influenciador Luva de Pedreiro, que, acredite, está tendo seu pedido de registro de marca questionado no INPI. Ele não foi o primeiro, nem o segundo, a requerer o registro das marcas Luva de Pedreiro e Receba, agora provavelmente vai ter alguma dor de cabeça para solucionar este problema.



Para se proteger de oportunistas de forma simples, sem embaraços e sem gastar tempo e dinheiro desnecessários, é importante registrar sua marca tão logo você identifique que você, seu canal no Youtube, TikTok ou qualquer outra rede social está alcançando projeção regional ou nacional.


Ter marca registrada no INPI é a única forma de assegurar a propriedade da marca?


Sim. Muitos pensam que por terem aberto um CNPJ no nome que se apresentam já estão protegidos, mas não é assim que acontece. A Junta Comercial de cada estado compara o nome requerido no registro apenas dentro do estado, não com o Brasil inteiro, diferente do registro de marca, que abrange todo território nacional.


Isso significa que mesmo que você tenha aberto regularmente seu CNPJ e esteja agindo de boa-fé, caso sua marca seja idêntica ao de outra já registrada no INPI, você pode se ver obrigado a trocar seu nome. Isso pode acontecer ainda que o dono da marca não seja uma pessoa jurídica, já que a marca também pode ser requerida por pessoa física.


Quando se fala em propriedade de marca, e propriedade intelectual no geral, o órgão máximo no Brasil é o INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Ele está acima, neste assunto, da Junta Comercial, do Instagram, do Youtube, do registro de domínio de site e de qualquer outro meio social em que você possa ser identificado através da sua marca.


Sua marca pode ser seu nome, o nome do seu apelido nas redes, seu canal no Youtube, e assim por diante. Marca é qualquer sinal distintivo que identifique um produto ou um serviço, pode ser visual, como é o caso de um logotipo, mas não necessariamente precisa estar representado graficamente ou por escrito.


Vantagens que um influencer pode obter ao registrar sua marca


As vantagens que um influenciador pode obter ao registrar sua marca são, em grande medida, poder seguir seu trabalho com a confiança de não ter que ver tanto trabalho indo pelo ralo, não ter que indenizar ninguém pelo uso indevido da marca, mas também pode ser instrumental para ganhar mais dinheiro.


Muitas parcerias comerciais são feitas nesse meio e geralmente a identidade pública de um influenciador possui um ou alguns ramos empresariais relacionados. Além de criar a própria empresa ou linha de produtos do ramo de influência, a propriedade da marca permite licenciar seu uso.


Com o licenciamento é possível autorizar outra empresa a ter uma linha de produtos com seu nome e receber royalties por isso.



Com tantas coisas para cuidar e fazer sua carreira decolar, é importante para todos que tenham uma marca façam o registro dela o quanto antes e da forma correta, para aumentar as chances de deferimento do pedido.


A Aúna cuida de todas as etapas desse processo, independente de onde você esteja e sem sair de casa. Conte com a gente para registrar sua marca e, aí sim, ser "AÚNicA", com facilidade e segurança!




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